Biografia

Venilton Mattos é maranhense de Imperatriz, nasceu em 5 de maio, tem 37 anos, é pai e marido. Desenha desde pequeno, caricaturista, publicitário, videografista, diretor de arte e técnico em informática, atualmente está empenhado no seu caminho árduo de se tornar (quem sabe) um escritor. Nasceu em uma pequena cidade do Maranhão que tem nome de poeta: Gonçalves Dias, a cidade só teve seu berço, pois devido à perda prematura do pai quando tinha um ano e meio de idade, mudou-se para Imperatriz com a família, e por ter praticamente formado sua personalidade nessa cidade, a considera como “a princesinha de seu coração”, por ter vivido 28 anos nas proximidades do belo e encantador Rio Tocantins escrevia livros de forma interior, contava suas histórias ao gigantesco rio que em sua imaginação era uma folha de papel que esperava ser escrita.

Infância:
Desde muito cedo (8 anos de idade) teve que trabalhar – assim como seus irmãos - para ajudar a mãe no orçamento de casa; dessa forma, já vendeu doce, picolé e engraxou sapatos, trabalhou como mecânico de bicicletas e de carros, fez curso de movelaria e passou a criar móveis em miniatura onde vendia nos centros comunitários do SESI e da FEBEM de sua cidade, foi escolhido o melhor aluno pelo professor do curso e assim indicado para ser estagiário da CEF, e lá ficou dos 16 aos 18. No ginásio chamou atenção pela exposição de telas com as caricaturas dos personagens da II Guerra Mundial onde o jornal que cobria o evento lhe fez um convite de trabalho e ele aceitou.

Carreira Profissional:
Já trabalhou em diversas empresas de comunicação, participou ativamente em campanhas políticas para vereador, prefeito, deputado federal e estadual no Maranhão, Pará, Tocantins e São Paulo, ajudando (sensivelmente) a eleger em sua cidade o prefeito do PT (1996) e em Barretos-SP do PDT (2004). Seu primeiro contato com a publicidade (mesmo sem ter noção na época) foi quando trabalhou como representante comercial, vendia e divulgava os telefones da Ibratele (1992), só veio trabalhar ativamente na publicidade quando foi chargista do jornal O Progresso (1993), atuou como editor de vídeo na TV Ouro Verde (SBT) de Paragominas-PA (1996), Agência N/Time Propaganda de Nilson Takashi (seu primeiro diretor de arte) de 1997-1998, foi editor e sócio minoritário da Agência Texto Propaganda (1999-2001), recebeu um convite para trabalhar na Mídia & Cia (agência do governo do Estado) em 2001 permanecendo até 2004 quando mudou-se para São José do Rio Preto e desde então trabalha na RedeVida de Televisão e Rede Record como editor de pós-produção.
Ferramentas de Trabalho: 3DS Max, Adobe Premiere; After Effects, Photoshop, Corel Draw, Final Cut, Sound Forge, Adobe Flash; SO: Windows, Snow Leopard e Ubuntu.  


Vida pessoal:
Venilton Matos, quando rapaz, nunca foi de ficar por ficar com uma menina, sempre buscou compromisso sério e não começava um relacionamento estando comprometido, por isso mesmo teve poucas namoradas; isso era devido seu caráter romântico: “Alguém no céu me fez homem (muito homem), mas na hora de acrescentar o sonhar pelo amor perfeito, colocou-me a exigente paciência de uma mulher”.
Sempre esperando encontrar a mulher perfeita, aquela que lhe fizesse completo e realizado, perdeu a virgindade aos 18 anos, sofreu algumas desilusões até que encontrou sua esposa aos 21, casou-se, e enfim, foi pai; vive com sua esposa até hoje ou até quando ela (a esposa) os separar.

Loucuras por amor: atravessou um rio de 3km de margem a nado quase morrendo na ocasião; participou de um desfile como modelo só porque sua ex-namorada participava; invadiu (pulando os muros) a casa da namorada 4 da manhã quando todos dormiam para dar um beijo esquecido; subiu numa mangueira de 18 metros para lançar um avião de papel até o quintal da namorada, tinha escrito a frase: eu te amo em todos os lugares; viajou de bicicleta (Mountain Bike) 175km num dia para surpreender a namorada que havia viajado; entrou numa escola pública disfarçado de homem do correio com uma carta de 1 metro por 80cm de tamanho com um coração enorme dentro e que tinha um pedido de perdão; não transou com a melhor amiga(era linda e se oferecia) da namorada; pulou num lago cheio de pedras e arrebentou a cara para se exibir; entrou numa academia de karatê para aprender e dar uma surra no mestre faixa preta que dava em cima de sua namorada; dentre outras mais, casou-se e talvez essa tenha sido sua maior loucura (risos). 

3 comentários:

  1. Depois de tanta loucura, não vai me dizer que não se casou com a antiga namorada?

    ResponderExcluir
  2. Essas (poucas, porque têm muito mais) loucuras que citei acima não foram com a mesma pessoa, por exemplo, ao subir na mangueira eu tinha 12 anos e estava apaixonado pela primeira vez; as ações estão fora de ordem temporal propositalmente para não comprometer ninguém envolvido. Beijão Márcia.

    ResponderExcluir