quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Epitélio Literário - Armadura dos tempos

De que é feito um grande escritor? Como entender o que se passa em uma mente repleta de indagações e sonhos? O que ele pensa do mundo e dos outros, ou mesmo de si próprio que o tornaram eterno? Não há outra maneira de responder essas questões a não ser com uma constatação: ele deve ser lido.

Imagine que o escritor(como todos nós) tenha uma alma luminosa e que essa alma fora revestida de um manto sagrado, ou seja, a sua obra. Podemos então afirmar que essa proteção que o envolve e que faz surgir a essência de sua vida, cria em si próprio o que chamo de Epitélio Literário; é isso que o protegerá da voraz ação do suceder dos dias.

Todo escritor é composto por pequenos ou grandes fragmentos, ou seja, seus textos. Eles compõem além de uma armadura única, a sua epiderme inviolável; quanto mais notável o escritor, mais ela se torna suprema e robusta. É claro que não poderia deixar de fora desse contexto, Machado de Assis, pois sua armadura com certeza é uma das mais belas, completa e impenetrável aos golpes cruéis da amnésia humana.

Um escritor revela sua vida eterna já nas primeiras obras; uma a uma elas se juntam, fiadas noite e dia, singulares, mas unidas num mesmo objetivo: criar o epitélio literário que refletirá a alma sua.

Todo escritor é um grande guerreiro que se prepara para uma batalha diferente de todas as outras. Dia a dia, forja sua armadura inviolável que é composta unicamente de suas obras. Ele busca percorrer toda a eternidade com ela e vive num dilema constante: estará pronta para a guerra contra o tempo e o esquecimento?

2 comentários:

  1. Sua alma então é bem vasta, pois se a obra é a armadura do escritor a sua é bem diversificada, rica, poetica, as vezes saudosa atrevo-me a dizer solitária. Esta lindo, vc usa as palavras poeticamente. Parabens. :)

    ResponderExcluir
  2. Na realidade como você sabe Márcia; não falo de mim, mas dos grandes escritores, em especial Machado de Assis. Adoro todos os textos dele, foi lendo Machado que me inspirei. Minha armadura, caso a tenha, está longe de ficar pronta. Obrigado de coração.

    ResponderExcluir