domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Livro Coração

Vida de livro não é fácil. Quem olha para um livro qualquer, nem atenta para o fato das profundas transformações nas quais o coitado teve que passar para chegar a ter o anatômico formato que tem hoje; ele sempre quis nos agradar, tudo para está sempre junto de nós. Sem falar das palavras ali contidas que evoluem e ainda evoluirão de maneira sem fim. Ora, que a linguagem está sempre a evoluir, disso ninguém duvida, mas saibam que a forma de agrupá-las, ou seja, o livro, também está. Que pena que tem gente que não reconhece seu valor.

Os cientistas, por exemplo, dizem que a escrita e o texto vieram antes do livro, discordamos. Jogos de interesse e apostas no futuro revelam críticos mais severos. Esses deflagram tendências cruéis; querem destruir a sua história e essência apostando na tecnologia e quando perdem argumentos se vestem de "defensores da natureza" e tentam eliminá-lo propalando: - livro é sinônimo de árvore morta! Ora, mas já há solução para isso, como por exemplo, a reciclagem de materiais e outros. Todos esses fatos comprovam que o livro desde o remoto passado tem sofrido injustiças, tudo por nós. Ele mudou a sua forma radicalmente e às vezes, sujeitando-se a qualquer matéria-prima rústica.

Ninguém lembra que quando o homem quis perpetuar a sua escrita, veio procurar o livro e esse embora sem recurso, lhe deu suporte. Nisso, humildemente se fez de argila e pedra, dando uma plataforma aos primeiros escritores. Antes que o homem viesse reclamar da dificuldade, ele era sabedor da necessidade da evolução; como por exemplo, a portabilidade. Logo o livro mostrou que era competente, já por volta de 2,500 A.C. quando evoluiu para o cilindro de papiro.

O papiro já foi uma mudança significativa e acima de tudo um gesto de amor para com o escritor; mas o livro já sabia que vindo de uma árvore, poderia sofrer mais rapidamente a ação do tempo e as palavras escritas em si se perderiam para sempre; golpe que jamais poderia aceitar. E foi por isso que ele evoluiu e ressurgiu como pergaminho. Mais tarde, sempre pensando no escritor, veio a organiza-se em páginas, foi quando da ocasião do códex. Caso os críticos não saibam, foi graças a essa peculiar evolução do livro que obras fantásticas como a Eneida de Virgílio e a própria Bíblia Sagrada, mais tarde, veio a ganhar uma projeção maior no mundo.

Pena, mas nem tudo é belo quando a beleza não é reconhecida no valor do livro. Na Idade Média o coitado serviu de bode expiatório do fervor religioso de então; fogueiras foram acesas e as chamas consumiram muitos. É um trauma que ele jamais esqueceu, pois teve medo de perder-se para sempre sendo que poucos podiam produzi-lo. Só com a invenção da imprensa na Idade Moderna é que ele veio ter um pouco de paz.

O tempo vem passando e o homem sempre pôde contar com o seu companheiro fiel: o livro. Ele é incansável quando o assunto é doar-se ao escritor; quer ser seu parceiro para sempre. É fiel e não importa aonde a humanidade chegará, sempre poderá contar com o nobre companheiro ao seu lado. Seja como seja; nas mãos ou virtualmente, o nosso livro estará conosco, mudando conosco, evoluindo para qualquer forma e padrão. Não duvide, ele já deu provas disso.

Eternamente ligados, o livro está em nossa vida dedicando-se completamente a uma tarefa grandiosa: quer viver no serviço de comunicar, guardar nossos conhecimentos, sentimentos, experiências e erros; quer passar à geração futura tudo o que somos, ou seja, uma história sem fim.

Dizem os historiadores que tudo começou na ocasião do surgimento da escrita; concordamos, apenas divergimos no autor. Eu sei que nossa união com o livro é bem mais íntima do que parece, chega a ser divina. Não acreditam? Ora, quando Deus resolveu unir a perfeição de suas palavras, buscando refletir a essência de Seu Amor, Ele não encontrou matéria-prima sagrada o suficiente que superasse o peito nosso. E assim o fez; transformando-nos no seu primeiro Livro Coração.

(Texto tirado do meu livro Reminiscências)

Um comentário:

  1. Olá Venilton, tudo bem?

    Estava visitando alguns blogs que sigo e acabei conhecendo o seu. Achei muito bacana este post. A gente ama livros e nem sempre pensa neles com tanta profundidade, parabéns!!!

    Estou seguindo seu blog.

    Abraços.

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir