quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dica de Leitura da Semana - Eneida

O que pensar de um grande escritor, o que pensar de sua grande obra? O que dizer de um poeta notável que tentou igualar-se a Homero com sua Odisséia e Ilíada? Um homem tão talentoso na pena que chegou a ser aclamado como o maior poeta romano. Suas linhas e textos perpassaram os séculos até nós e isso por si só já diz muita coisa. Convido aos amigos a descobrirem essa mente brilhante: Publius Vergilius Maro, mais conhecido simplesmente como Virgílio.

Grande figura filosófica e poética que fez da sua epopéia um marco jamais esquecido, jamais vista. Para quem não sabe, Virgílio foi personagem obrigatório na Divina Comédia de Dante Alighiere, que fez questão de dizer que era profundo admirador seu. Virgílio também é conhecido por fazer a tentativa mais ousada que um poeta pode fazer ao escrever: ele quis tornar sua Eneida o poema mais perfeito do mundo. Obstinado como poucos e dedicado como ele foi, para mim, Vigílio conseguiu.

Se você quer saber se ele merece todo esse apreço, leia a sua Eneida. O livro conta a história de Eneias, um troiano que é salvo dos gregos em Tróia; viaja pelo mediterrâneo sem rumo certo até atracar no território que hoje é a Itália, tornar-se-á ele ancestral de todos os povos romanos? Não há outra maneira de conhecer o valor e brilho de Virgílio a não ser lê-lo, pois eu não saberia no meu pequeno e humilde cabide de palavras, descrevê-lo.

Baixe a Eneida em PDF AQUI!
Saiba mais sobre Virgílio AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário