quinta-feira, 5 de maio de 2011

Henryk Sienkiewicz - Aniversariante do Dia

Olá pessoal, geralmente não se deve apontar o dia que se nasceu esperando assim uma surpresinha, mas a ocasião pede. Como sabem eu nasci num dia como este. Não vim aqui falar de mim, mas de um notório escritor que também nasceu nessa mesma data, na qual o admiro muito.

Henryk Sienkiewicz nasceu em 5 de maio de 1846 em Okrzejska Wola na parte Russa da Polônia. Para quem não conhece é um célebre escritor polaco autor de belas obras; Henryk ganhou prêmio Nobel de literatura em 1905; é autor de muitas obras, mas foi graças à sua consagrada Quo Vadis(ao qual recomendo que vocês conheçam) que sua projeção foi mais acentuada; seu livro foi para o cinema e virou filme. Vamos conhecê-lo melhor?

Henryk Sienkiewicz tinha uma família excêntrica, seu pai participava ativamente nas lutas revolucionárias pela independência da Polônia e esse fato com certeza marcou o espírito patriótico em suas obras. Sua mãe conseguiu bolsas de estudos e ele foi para Varsóvia sem conseguir quaisquer resultados expressivos. No entanto, seu talento como escritor foi logo descoberto. Seus primeiros trabalhos são desenhos satíricos, revelando uma forte tendência anti-social. Em 1876 ele fez uma viagem à América indo até a Califórnia, suas impressões foram publicadas em jornais poloneses tendo uma ótima aceitação pública. Foi em suas viagens que Henryk conseguiu um farto conteúdo para escrever seus livros, prova disso foi que numa delas nasceu o brilhante conto Latarnik (1882).

Após seu retorno à Polônia Sienkiewicz se dedicou aos estudos históricos no que resultou a sua grande trilogia sobre a Polônia naquele século. Ogniem mieczem [A ferro e fogo], Potop [O Dilúvio] e Wolodyjowski Pan [Pan Michael] foram publicados em 1884, 1886 e 1888, respectivamente. As novelas históricas foram seguidas por trabalhos sobre temas contemporâneos: dogmatu Bez (1891) [Sem Dogma], um estudo psicológico de um decadente homem sofisticado e Polanieckich Rodzina (1894) [Crianças do Solo], um romance de camponeses.

Em 1895, Sienkiewicz publicou seu maior sucesso, Quo Vadis, uma novela das perseguições cristãs na época de Nero. Em seus romances mais tarde ele retornou novamente para personagens históricos. Assim nasceram Cruzados(1900) que trata de um período da história medieval, a vitória dos poloneses sobre os Cavaleiros Teutônicos; Na chwaly polu (1906) [ no Campo da Glória ] é uma seqüência de sua trilogia do século XVII.

Seus últimos trabalhos Corda (1910) [ Remoinhos ] e W puszczy iw pustyni (1912) [ no deserto e selvagem ] novamente voltou a lidar com assuntos contemporâneos. Sienkiewicz foi imensamente popular; tanto que em 1900, uma assinatura nacional levantou fundos o suficiente para comprar para ele o castelo em que seus antepassados ​​viveram. A edição completa das suas obras publicadas datam de 1948-1955, cerca de sessenta volumes.

Feliz aniversário Henryk Sienkiewicz, autor de várias obras incluindo a imortal Quo Vadis.
Espero que tenham gostado de conhecê-lo.

4 comentários:

  1. Eu passei pra te desejar um Feliz Aniversário e que você possa ter muitos anos de vida para chegar mais longe do que já chegou.
    Um beijo gostoso na bochecha!

    ResponderExcluir
  2. Eu desejo tudo de lindo e maravilhoso em sua vida. Que seus sonhos e desejos se realizem.Que o Amor a paz e principalmente a união seja presente em cada minuto de seus dias. Felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Henryk Sienkiewicz é tão notável quanto você, Venilton. Que você continue propalando este pensamentos inovadores em seu espaço literário. Um espaço tão seu e, ao mesmo tempo tão nosso, que a intersecção só nos proporciona ganhos genuínos. Amizade é um deles. Desejo muita saúde, prosperidade e, claro, muitas histórias para contar! Abração!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pelas felicitações, sinto-me honrado de ter amigos tão especiais, não os quero perder por nada nessa vida. Adoro vocês e desejo vê-los lá no topo, vencedores e reluzentes na literatura brasileira. Obrigado gente maravilhosa.

    ResponderExcluir