sexta-feira, 11 de março de 2011

A Terra do Sol Nascente



Uma nação forte, um país belo, histórico e milenar, assim é o Japão. Para mim aquele país é um dos maiores exemplos comprovados de que se pode vencer confiando nas pessoas. Foi dessa maneira que o Japão venceu após sair quase totalmente devastado da Segunda Guerra Mundial. Um país que contrariando o que se vê nos demais continentes, apostou na única força que pode realmente erguer uma nação fragilizada: a educação.
Investindo em pessoas, na ciência e voltando-se ao rico valor cultural de sua história; envolvendo a filosofia dos grandes mestres e samurais de honra inabalada. O Japão se tornou sinônimo de superação e força na Ásia Oriental, possuindo a segunda maior economia do mundo.

Infelizmente o país está passando por mais uma prova de resistência terrível. Já há muito tempo que aquela nação vem sendo trucidada por terremotos, pois está situada em uma zona de encontro de duas grandes placas tectônicas. Durante os anos que se passaram, o Japão sempre superou esses tremores, mas dessa vez foi muito violento. Estou muito triste por aquelas pessoas que já morreram ou ainda podem morrer correndo tanto risco.

Adoro o Japão, sua história, suas vitórias e seus sábios. Quem não adoraria viver ou mesmo conhecer tão belo pedaço da história da humanidade? Vendo o Monte Fuji com sua majestosa imponência, a grande rede ferroviária conhecida como Shinkansen ou mesmo as belas Sakuras,-como são conhecidas as cerejeiras em flor - árvore nativa e grande símbolo natural. Também colocaria nessa lista o bambu que tanto é respeitado nos templos por sua propriedade flexível e vigorosa. O japonês em si ama a natureza, eles têm muito respeito por ela e sabem que as coisas logo se estabilizarão. E eu sei que após essa catástrofe a vida se levantará ainda mais bela.

Força grande nação, força Japão querido, força bela terra do sol nascente.

2 comentários:

  1. Venilton, meu amigo, lindas as suas palavras. Muito obrigado pelo carinho com a comunidade japonesa. Meu irmão vive lá, mas longe de onde aconteceu esta lamentável catástrofe. Faço das suas palavras as minhas! Tenho certeza de que esta bela nação vai se erguer ainda mais bela e mais forte! Domo arigatou gozaimasu! (Obrigado!)

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigão, meu amor pelo Japão não é de hoje, digo sempre que se não fosse brasileiro e pudesse escolher, quereria eu ser japonês. Na verdade desejo que todo país cresça, seja belo, seja justo; mas em especial o Japão me cativa muito. Abraço.

    ResponderExcluir